Escultura em Espaços Públicos



A Caminho da Luz, 2008. Parque Natural de Sintra
Ferro, betão, pigmentos.



Obra realizada a convite da Câmara Municipal de Sintra, para o Parque Natural de Sintra.
Situado no Monte da Lua, o projeto consiste numa intervenção ao longo de um percurso, no qual foram colocados elementos escultóricos, sendo um convite à (auto)contemplação e à perceção do espaço, acentuando a sua riqueza natural e simbólica.









.


Nem só de Pão vive o Homem, 2004. Amendoeira da Serra (Mértola) 
Taipa, betão, tinta.


Obra realizada a convite da Câmara Municipal de Mértola e da Associação de Defesa do
Património de Mértola. Situa-se no Pulo do Lobo, no Moinho do Escalda, numa zona em que tradicionalmente era feito o transporte das mós para o moinho. Foi concebida no âmbito de um programa de requalificação e valorização do território e contou com a participação da população da Amendoeira da Serra. É constituída por vários elementos escultóricos, que se assemelham a mós, colocados na paisagem de modo a criar um percurso visual que remete para a memória do lugar. 









.

Comunicação, 2003. Quinta do Saldanha, Montijo 
Cimento Refractário 
150 (diam. Máximo)x 50 (diam.mínimo)x100 cm


Duas formas colocadas frente a frente, em diálogo e comunicação. O espaço entre elas permite a passagem do observador, enfatizando a sua presença e incluindo-o na dinâmica espacial. As formas apresentam características opostas, que se complementam: uma é aberta, a outra fechada; uma é clara, a outra escura; uma cabe no interior da outra. Evocam complementaridades intemporais: luz/sombra, masculino/feminino, visível/invisível, centro/periferia, dentro/fora, matéria/espaço. O observador, enquanto presença sensível, é convidado a fazer uma síntese destas polaridades.

Obra realizada na Fábrica de Refractários Abrigada,SA, produzida pelo Núcleo de Cerâmica e Escultura da Faculdade de Belas Artes –U.L. e adquirida pela Câmara Municipal do Montijo em 2003.