Bio

Sara Cardoso Inácio 


Lisboa, 1977.
Escultora, investigadora, mediadora cultural e educadora artística.

Doutoranda em Belas Artes (Escultura), na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Na sua tese (prático-teórica) estabelece ligações entre a prática da Escultura e Sustentabilidade Interior.

Autora de esculturas em espaços públicos: A Caminho da Luz, (Sintra, 2008); Nem só de Pão vive o Homem, (Mértola, 2005); Comunicação, (Montijo, 2003). 
Realiza exposições individuais e coletivas em Portugal, Espanha e Itália, desde 1999. Através das suas obras (em terra crua, cerâmica, land art, desenho e projetos participativos) explora as dimensões ecológica, social e espiritual da prática artística.

Autora de ensaios, artigos e conferências. 

Autora de cursos e formações que são uma síntese entre criação artística, meditação e práticas ancestrais de ecologia profunda, com o objetivo de proporcionar espaços de conexão do ser humano consigo, com os outros e com a Terra (Linhas Coração - desenho contemplativo; A Forma e o Silêncio - escultura cerâmica e meditação).

Educadora artística e mediadora cultural nos Serviços Educativos do Museu Calouste Gulbenkian (desde 2003 até à presente data), do Museu Nacional de Arte Antiga (2005-2007), do Museu do Oriente (2007-2009), onde desenvolve projetos educativos (cursos, oficinas práticas e visitas orientadas) para  idades diversas - público escolar (do pré escolar ao universitário), sénior e famílias. 


Em 2002 foi co fundadora do Nextart- Centro de Formação Artística, onde foi lecionando Desenho, Land art, Escultura Cerâmica, Cerâmica e Meditação, até 2019.


Mestre em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (2016). Licenciada em Artes Plásticas-Escultura na mesma Faculdade (2002). Bolseira do Programa Erasmus na Faculdade de Belas-Artes de Atenas, Grécia (2000). Formação artística complementar no Ar.Co, na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa e na Associação de Arte e Comunicação Oficinas do Convento. 


Desde 1996 estuda e pratica Yoga e a arte da Meditação.